Introdução
Nesta área do blog você irá encontrar as apresentações das aulas sobre Programação Orientada a Objetos. Conteúdos teóricos e práticos sobre classe, objeto, encapsulamento, herança, classes abstratas e concretas, polimorfismo, tratamento de falhas - exceptions e serialização de objetos podem ser encontrados neste espaço.
Nesta primeira parte de conteúdos, as atividades práticas são desenvolvidas a partir da linguagem de programação C#. Para programar nesta linguagem é utilizado o ambiente de programação Microsoft Visual Studio Express.
Logo a seguir, em Material Didático de Aulas - Java você terá material de estudos sobre a orientação a objetos e a linguagem de programação Java. Neste espaço, é abordada a linguagem Java envolvendo suas principais estruturas de controle, listas de exercícios, a orientação a objetos e a programação em camadas. Também é apresentado alguns exemplos sobre Java e conexão a banco de dados (SGBD MySQL e JavaDB).
Desde já agradeço a sua participação neste espaço. Deixe seus comentários e faça bom proveito do material disponível.
Material Didático de Aula (Slides e Listas de Exercícios) - C#
______________________________________________
Material Didático de Aula (Slides e Listas de Exercícios) - Java
Nesta área do blog você irá encontrar as apresentações das aulas sobre Programação Orientada a Objetos. Conteúdos teóricos e práticos sobre classe, objeto, encapsulamento, herança, classes abstratas e concretas, polimorfismo, tratamento de falhas - exceptions e serialização de objetos podem ser encontrados neste espaço.
Nesta primeira parte de conteúdos, as atividades práticas são desenvolvidas a partir da linguagem de programação C#. Para programar nesta linguagem é utilizado o ambiente de programação Microsoft Visual Studio Express.
Logo a seguir, em Material Didático de Aulas - Java você terá material de estudos sobre a orientação a objetos e a linguagem de programação Java. Neste espaço, é abordada a linguagem Java envolvendo suas principais estruturas de controle, listas de exercícios, a orientação a objetos e a programação em camadas. Também é apresentado alguns exemplos sobre Java e conexão a banco de dados (SGBD MySQL e JavaDB).
Desde já agradeço a sua participação neste espaço. Deixe seus comentários e faça bom proveito do material disponível.
Material Didático de Aula (Slides e Listas de Exercícios) - C#
- Parte 01: Introdução
- Parte 01: Introdução (6x1)
- Parte 02: Paradigmas de programação
- Parte 02: Paradigmas de programação (6x1)
- Parte 03: Programação Orientada a Objeto - Introdução
- Parte 03: Programação Orientada a Objeto - Introdução (6x1)
- Parte 04: Programação Orientada a Objetos - modelo de objetos
- Parte 04: Programação Orientada a Objetos - modelo de objetos (6x1)
- Parte 05: Programação Orientada a Objetos - classes - implementação (atulizado 12/04/2012)
- Parte 05: Programação Orientada a Objetos - classes - implementação (6x1) (atualizado 12/04/2012)
- Parte 05: exemplo - classe funcionario
- Parte 05: Exercício - Implementação da classe Aluno e Avaliação
- Parte 06: Programação Orientada a Objetos - Atributos e Métodos Estáticos (6x1)
- Parte 06: Programação Orientada a Objetos - Atributos e Métodos Estáticos
- Parte 07: Programação Orientada a Objetos - Encapsulamento
- Parte 07: Programação Orientada a Objetos - Encapsulamento (6x1)
- Parte 07: Encapsulamento - exercício
- Parte 08: Herança
- Parte 08: Herança (6x1)
- Parte 08: Exercício - Implementação de herança com subscrita de método
- Parte 08: Exemplo - implementação
- Parte 09: Polimorfismo
- Parte 09: Polimorfismo (6x1)
- Parte 09: Exemplo - calculadora (3 projetos)
- Parte 10: Classes Abstratas
- Parte 10: Classes Abstratas (6x1)
- Parte 10: Exemplo - classes abstratas
- Parte 11: Interface
- Parte 11: Interface (6x1)
- Parte 11: Exemplo - Interface
- Parte 11: Exercício
- Exercício de revisão - Exemplo Funcionário (interface, classe abstrata, herança, polimorfismo, associação [1 para 1] e [1 para 1..*], lista [List] )
- Diagrama de classe para o exercícios do link anterior
______________________________________________
Material Didático de Aula (Slides e Listas de Exercícios) - Java
- Java Básico
- Parte 01: Introdução ao Java e Configuração de variáveis de ambiente (4shared)
- Parte 02: Estrutura básica da linguagem (4shared)
- Parte 03: Sintaxe geral da linguagem (4shared)
- Parte 04: Métodos em Java (4shared)
- Parte 05: Arrays em Java - vetores e matrizes (4shared)
- Parte 06: Aplicações em modo Console (4shared)
- Parte 07: Pacotes Java (4shared)
- Listas de exercícios Java Básico
- Primeira Lista - Entrada de dados (4shared)
- Segunda Lista - Instruções condicionais (4shared)
- Terceira Lista - Laços de Repetição (4shared)
- Quarta Lista - Comando Switch (4shared)
- Quinta Lista - Métodos (4shared)
- Exercícios sobre Métodos (4shared)
- Sexta Lista - Arrays (4shared)
- Exercícios sobre Arrays (4shared)
- Orientação a Objetos em Java
- Introdução a Orientação a Objetos (4shared)
- Herança (4shared)
- Polimorfismo (4shared)
- Classes Abstratas e Interfaces (4shared)
- Modificadores de Acesso - default, public, private, protected (4shared)
- Estáticos (4shared)
- Acoplamento e Coesão (4shared)
- Classe Object; Métodos equals e hashCode (4shared)
- Conjuntos - Collections (4shared)
- Serialização de objetos em Java - Persistência (4shared)
- Tratamento de exceções - classes de Exceções - Exceptions (4shared)
- Exemplos
- GUI Swing
- Exemplo com JTable: neste exemplo uma aplicação com uma lista de dados que é atualizada em um JTable. O JTable é configurado com as classes TableModel, ColumnModel e CellRenderer. (4shared)
- Exemplos com Interface Gráfica Java Swing - GUI - Graphical User Interface (4shared)
- Exemplos de Herança e Polimorfismo (4shared)
- Listas de Exercícios
- Interface Gráfica - javax.swing
- Utilitário
- Classe Console (Console.java) (4shared)
- Exemplos
Parabéns pelo material!
ResponderExcluir